
É uma teoria que diz que todas as pessoas estão interligadas por um número pequeno de conexões. A origem não é cientifica, mas literária: foi criada em 1929 pelo escritor húngaro Frigyes Karinthy no livro Tudo É Diferente. Para Karinthy, os avanços na comunicação e nos transportes fariam com que, apesar da distância entre as pessoas, os círculos sociais ficassem cada vez maiores.
A partir dessa hipótese, ele concluiu que duas pessoas quaisquer (A e G) estariam separadas por outras cincos (A conhece B, que conhece C, que conhece D, que conhece E, que conhece F, que conhece G). Portanto, seis graus. A ficção inspirou a realidade, e a ideia serviu de base para estudos de matemática, computação e ciências sociais que abordam o conceito de redes de influência e difusão de informação.
O primeiro teste
Em 1960, o psicólogo americano Stanley Milgram enviou 300 pacotes a moradores de alguns lugares dos EUA. Junto com a encomenda, um bilhete pedia que as pessoas fizessem o pacote chegar a um homem específico de Boston. Para isso, elas deveriam enviar a caixa a um conhecido, até que ela chegasse à pessoa. Cem pacotes atingiram o destino final, e eles passaram por seis etapas.
Na época digital
Pesquisadores da Universidade Columbia, nos EUA, em 2002, escolheram 61.168 participantes para enviar mensagens a 18 alvos específicos, que iam de veterinários noruegueses a estudantes na Sibéria. Apesar de somente 324 mensagens terem chegado aos 18 escolhidos, os e-mails passaram por, em média, cinco a sete pessoas.
No livro de rostos
Os dois testes foram replicados, em 2016, pelo Facebook e sua base de 1,59 bilhão de usuários cadastrados. O resultado, obtido por meio de algoritmos estatísticos e cruzamento de dados, indicou que havia uma média de 3,57 a 4,57 graus de separação entre você, Beyoncé, o papa Francisco e o Zé da Esquina. As redes sociais aproximaram ainda mais os seres humanos. Pelo menos nos números.
fonte: mundo estranho
Oi Amanda!!! Eu achei muito louca essa teoria, nunca tinha visto nada parecido! Isso é muito louco porque de certa, forma, nós todos temos ligação com todo mundo. Tipo, minha mente está explodindo agora e isso é bem legal! Amei a vibe do seu blog, sobre filosofias do mundo e novas formas de pensar, acho que vou ficar por aqui!
ResponderExcluirBeijinhos!
https://sopadesol.blogspot.com/